Guaianases contra o descarte irregular de lixo

content image
Rua Mario Lanza (DEPOIS)

Durante todo o ano a Prefeitura Regional de Guaianases através da equipe de limpeza pública tem trabalhado para eliminar os lugares em que há acúmulo de lixo, mais conhecidos como pontos viciados de entulho. Para isso, a equipe tem se empenhado para realizar a limpeza desses pontos, em que até o momento foram 8.604 toneladas de entulhos coletados, sendo 2.208 toneladas de grandes objetos oriundo das 45 Operações Cata-bagulho realizadas. Contudo temos uma média de 782,18 toneladas/mês.
Em Guaianases, que abrange dois distritos: Guaianases e Lajeado, são 63* pontos viciados de entulho, e recebem uma limpeza periodicamente, sem contar os dois Ecopontos destinados pela prefeitura para o descarte de entulho, incluindo móveis velhos, galhos de poda e recicláveis.
É importante que o munícipe se conscientize da importância de preservar o meio ambiente e manter limpo o local onde mora afastando insetos peçonhentos e possíveis doenças com o acumulo de lixo. É relevante ressaltar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa de até R$ 18 mil, conforme o Artigo 161 da Lei 13478/02.
A fiscalização do descarte irregular de lixo é dever de cada Prefeitura Regional, porém os munícipes também podem solicitar a fiscalização por meio da central de atendimento 156, diretamente na Praça de Atendimento (Estrada Itaquera Guaianases, 2565) ou no site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.