17º Mutirão da Catarata no Aricanduva

content image

Dia 20 de agosto, domingo, cerca de 10 mil pessoas, pacientes inscritos e acompanhantes estiveram presentes no Shopping Aricanduva, onde foram recebidos por cerca de 840 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e voluntários para submeterem-se a exames preliminares oftalmológicos e dos 7,8 mil pacientes inscritos, foram agendadas 1415 cirurgias para os que confirmaram as necessidades de intervenção, cirurgias estas totalmente gratuitas. Este ano, em sua 17ª edição, estiveram presentes no acompanhamento dos trabalhos, ilustres representantes do Grupo Savoy, personalidades políticas e eclesiástica, bem como a visita do prefeito do município, João Doria Jr., os prefeitos regionais do Aricanduva-Carrão-Vila Formosa, Luiz Carlos Frigério, de São Miguel Paulista, Edson Marques, de Ermelindo Matarazo, Arthur Xavier e de Itaquera Jacinto Reyes, o vereador Gilson Barreto, o deputado federal Antônio Goulart e representando a comunidade eclesiástica, o padre Rosalvino Moran Vinãyo. 

Uma parceria do Shopping  Aricanduva com a Comunidade
Há dezessete anos este evento é realizado pelo Centro Comercial Aricanduva, em parceria com o Instituto São Paulo de Ação Voluntária, o Espaço Cultural Gilson Barreto e a Cesmo  Oftamologia e que, ao longo de sua história, a iniciativa recebeu mais de 190 mil pessoas entre pacientes e acompanhantes, proporcionando mais de 27 mil  cirurgias gratuitas. O sucesso do Mutirão da Catarata do Shopping Aricanduva, só é possível por contar com a dedicação de profissionais da área da saúde, como: médicos, residentes, enfermeiros e voluntários, também o apoio institucional de empresas, CPTM, EMTU, METRO-SP, SPTrans, Poupatempo, Escoteiros e Rotarianos, que participam voluntariamente das campanhas na organização e distribuição de “kits”  de lanches para cada participante.

A enfermidade
A catarata provoca  o embaçamento   do cristalino, uma parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos. Esta enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde, a maior causa de cegueira reversível do mundo e pode ser congênita ou adquirida e, seu único tratamento, é por meio de intervenção cirúrgica. O Mutirão tem proporcionado no diagnóstico de outros tipos de enfermidades relacionados à saúde ocular como:  glaucoma, retinopatias diabéticas, oclusões arteriais e venosas. 

Agraciamentos
A importância do Mutirão da Catarata do Shopping Aricanduva, já foi reconhecida inclusive pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), agraciando o Centro Comercial Aricanduva com os prêmios de “Responsabilidade Social”, Não fica por aí as ações junto a comunidade, pois, tem a Corrida Anual de Pedestres, com a participação de mais de 4 mil corredores; o Passeio Ciclistico Anual, com mais de 6 mil ciclistas; o Cãorrida, a participação dos “pets com seus donos a tira colo” e  o lançamento do “Outubro Rosa”,  com a participação do governador Geraldo Alckmin, na “Conscientização e prevenção do câncer de mama”.