Dia das Crianças

content image
O importante é manter a espontaneidade entre crianças da mesma idade

A importância de preservar essa fase da vida

Em 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças no Brasil. A data vem acompanhada de reflexão sobre as condições de vida das crianças ao redor do país. “Por conta da violência, as crianças muitas vezes acabam vivendo a infância dentro de casa ou em apartamentos, na companhia apenas de artifícios tecnológicos e redes sociais. Esta situação tem feito com que se afastem do contato com meninos e meninas da mesma idade e se envolvam com assuntos dos pais, partilhando preocupações e comportamentos, tornando-se mini adultos”, alertam especialistas em psicologia infantil.
Até mesmo as próprias crianças que repetem atitudes mais adultas podem influenciar amigos ou primos que não querem ser excluídos do grupo. É importante estimular a criança a brincar e conviver com outras crianças, divertindo-se com ela em jogos, parques ou outras atividades para a idade dela. Essa é uma fase que merece ser vivida plenamente, sem a necessidade de antecipar seu fim, afirmam os especialistas.
Atualmente, a TV e as redes sociais sãos os principais influenciadores da sociedade, inclusive das crianças. Os pais devem prestar atenção às celebridades que os filhos acompanham, já que surgem desejos de vivenciar as mesmas viagens, comprar as mesmas roupas que o ídolo teen, e até mesmo as mesmas experiências de namoros.