Itaquera completa 331 anos com passeio ciclístico e show

content image

Para comemorar os mais de três séculos da região, ocorreu no dia 10 de dezembro o 2º Passeio Ciclístico Festaquera com o grupo Pedala Itaquera, o passeio com 10km partiu do Cj. José Bonifácio no local onde o grupo se encontra de segunda à sexta e domingo situado na Av. Virginia Ferni, s/nº, pátio da Igreja São José Operário e partiu em direção a Arena Corinthians, chegando ao seu destino os participantes ganharam medalha e lanches; houve sorteio de vários brindes e uma bicicleta, o sortudo ganhador da bike foi o Anderson Santana, teve também Oficina de Bike Itaú para Crianças e Oficina de Bike para as Mulheres CicloBr. O passeio foi um sucesso com mais de 150 ciclistas e a presença do prefeito regional de Itaquera Jacinto Reyes. O grupo Pedala Itaquera agradece a parceria dos diversos envolvidos em prol do esporte no decorrer do ano e que ajudaram na realização desse evento: Jornal Itaquera em Notícias, Prefeitura Regional de Itaquera, Refactor, Pet Vida, Irmãos Martins, Miro Leitão, Sade Car, Espaço Cultural Gilson Barreto, BikeIta, Max Bicicletaria, Life Bike, Bike Runners,  Siqueira Bike, Asis Jóias, Gorillaz, Empório do Pastel, Matilha Fitnes, CicloBr, Aquiles Suplimentos, Polícia Militar, CET, Cantinho do Açaí, Phif, Hegito Brindes e Opcion Motos.
Continuando as comemorações, a Prefeitura Regional de Itaquera em parceria com a Universidade Brasil realizou também na parte da tarde o 331°Aniversário na Rua Francisco Rodrigues Seckler, próximo a Igreja Vila Santana. 
Além do próprio aniversário, o bairro comemora também as mudanças provenientes dos programas e projetos que estão em curso e os que já foram implantados pela atual gestão.
Aberto a todos os públicos, a festa contou com atividades como atendimento de enfermagem, teste de glicemia, orientação nutricional, atendimento odontológico, exercícios de educação física e assistência jurídica. Além disso, o evento contou com a participação de artistas da região que realizaram shows ao vivo como Vitor Satie, Grupo Levada Certa, Grupo Ki Paquera e o Grupo Relíquia.
No local o assessor Marco Antônio Silva assumiu o papel de mestre de cerimônia e teve a honra de entregar aos homenageados Jacinto Reyes e Douglas Buscaratto a placa de reconhecimento pelo trabalho que estão realizando com a atual gestão. O símbolo é visto como uma forma de agradecimento da comunidade para os representantes parlamentares que atuam na região.
Os pequenos também tiveram a oportunidade de brincar no espaço kids, que contava com a biblioteca móvel do Sesc, diversos brinquedos e o planetário móvel. Enquanto na parte de alimentação, tivemos food trucks e tendas com opções variadas para os munícipes. Para fechar com chave de ouro, a festa foi encerrada com a apresentação da Escola Leandro de Itaquera e a distribuição de um bolo de trinta metros.
O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer “pedra dura”, talvez por ter sido construída em uma área geológica constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino. Porém, o fato mais marcante para este tradicional bairro é que a data de sua fundação ainda é uma incógnita, pois a primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
No entanto, a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, data de 1820, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a “Casa Pintada”, ali os viajantes paravam para descansar e reabastecer-se. A povoação de Itaquera começou de fato a partir da inauguração da estação de trem local, no dia 6 de novembro de 1875, data escolhida pela comunidade como a do aniversário.