João Careca - Gente de Itaquera

content image

As pessoas para chegarem a vitória empresarial podem caminhar pelos mais diversos caminhos. Algumas, optam pela tortuosa trilha da desonestidade e exploração da mão de obra dos semelhantes e, mesmo assim, chegam ao cume empresarial. Outras porém, podem demorar um pouco mais, mas, quando chegam, consolidam-se na posição, pois, optaram pela estrada considerada ideologicamente correta com respeito aos clientes, profissionais, funcionários, honestidade e sobretudo muito caráter. Por aqui nesta Pedra Dura chamada Itaquera, um exemplo de empresário honesto que antes de obter o lucro, em primeiro plano, pensa no lado social de toda a questão: é o conhecido João Gomes da Silva Neto, chamado carinhosamente de “Careca” e que empresta o apelido a sua empresa, Careca Autopeças Ltda.
Ativo participante dos problemas da comunidade, João Careca notabilizou-se ao longe dos anos como uma grande liderança, sempre pronto a ajudar a quem quer que seja sem distinguir condição social ou ideológica. Competente empresário no ramo do comércio de autopeças, ainda muito jovem já trabalhava em uma concessionária Ford, época que cultivou e nutriu um grande amor pelo comércio de peças para autos. Dotado de tino empresarial invejável, no ano de 1979, fundaria o primeiro supermercado do Conjunto Padre José Anchieta, (Cohab I) na avenida Silvio Torres, 140, aliás, estabelecimento que existe até hoje.
Dois anos depois, seguindo a “sina” de pioneiro, João Careca, ainda no mesmo ramocriaria o primeiro supermercado, desta vez no Conjunto José Bonifácio, (Cohab II). Mais uma vez, em 1984, na Cohab Sapopemba, fundaria também o primeiro supermercado daquela comunidade. Mas algo faltava para aquele conceituado micro-empresário e, em 13 de setembro de 1986, viria a concretização de um sonho. Nesta data abriria as portas aqui em Itaquera, na estrada de mesmo nome, a Careca Autopeças Ltda, que ao longo dos anos tornou-se uma realidade no bairro e uma referência de consumo dos proprietários de veículos e mecânicos da Zona Leste e cidades vizinhas.
Com cerca de 55 mil itens de peças, atendendo mais de 700 pessoas por dia e gerando 26 empregos diretos, a Careca Autopeças Ltda foi agraciada com o prêmio “Maiores e Melhores do Brasil”, outorgado pela Editora Novo Meio e pelo Jornal Peças e Ofertas, por posição de destaque entre as mais de 50 mil lojas de autopeças de todo o Brasil. “É motivo de muito orgulho sermos considerados pelas distribuidoras, uma das cinquenta melhores lojas de autopeças do Brasil”, comemora João Careca. Aliás, a grande clientela da Careca Autopeças dignifica tal premiação, já que seu comércio tem clientes de todos os bairros da Zona Leste, além de cidades como: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
“Esta conquista somente se tornou realidade graças a muito trabalho, muita cooperação dos funcionários, fornecedores, clientes e amigos”, explica João Careca que sempre fez questão de trabalhar com mercadorias de 1º linha e com os melhores preços do mercado. “Qualidade e honestidade são os nossos principais atributos”, ressalta.

Vida comunitária
Talvez por morar em Itaquera há 22 anos, é que João Careca seja tão preocupado com a vida comunitária da região. Ele sempre esteve presente nas principais lutas populares participando das mais diversas entidades assistenciais, fato que fez com que este conceituando empresário conquistasse uma verdadeira legião de amigos.
Uma das grandes bandeiras levantadas por João Careca foi o SOS Santa Marcelina que, ao lado de outros líderes, em 1989, ajudou a evitar que a Casa de Saúde fechasse as portas e, até hoje, guarda com carinho o crachá da campanha. “Até hoje mantenho contato com as irmãs Tereza Lorenzoni, Gema, Lina e Giusephina”, orgulha-se demonstrando uma ponta de emoção. Marcou ainda uma gestão inédita de conquistas à frente do CDLI – Clube dos Diretores Lojistas de Itaquera, até hoje ainda insuperável.

Provas de reconhecimento
Com muitos outros trabalhos sociais realizados, consequentemente viria o reconhecimento da comunidade da Zona Leste, ao ponto de hoje, João Careca ser considerado uma unanimidade entre os formadores de opinião de Itaquera.
Em novembro de 1990, o então administrador Américo Rodrigues Filho (PT), outorgaria ao João Careca, um cartão de prata como forma de agradecimento pelo grande trabalho realizado nos festejos dos 304 anos de Itaquera. Em 1991, seria homenageado como um dos melhores presidentes do CDLI e, anda no mesmo ano, foi a vez do Corpo de Bombeiros reconhecer seu trabalho. Muitas outras homenagens permearam a vida deste empresário de sucesso, culminando no final da década, em 1998, com o jornal Notícias de Itaquera dignificando ainda mais a sua trajetória, outorgando-lhe o troféu de “Personalidade de Itaquera”. Aliás, João G
omes da Silva Neto é muito mais... “ele é gente de Itaquera”.