Alimentação balanceada ajuda a ter uma pele mais bonita

content image

Não apenas o consumo de vitaminas, mas uma boa alimentação é fundamental para a saúde e a manutenção de uma pele sempre rejuvenescida.
Que uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças, certamente você já ouviu falar. Mas você sabia que, ao aderir hábitos mais saudáveis, a nossa pele também sai ganhando? Para prevenir linhas de expressão, rugas, flacidez e outras imperfeições na cútis, é importante investir em um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e outros nutrientes.
Segundo a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição, não basta investir nos cremes hidratantes e óleos corporais para ter uma pele livre de imperfeições porque eles atuam na camada superficial da pele, apenas retardando a perda de água. “Na verdade, tais produtos formam uma camada protetora na pele que evita o ressecamento dela. Além disso, os nutrientes encontrados nos produtos não penetram nas camadas mais profundas. Por este motivo, para repor a perda deles no organismo, o ideal é incluir alimentos mais saudáveis no menu”, afirma a especialista.
A doutora também alerta que alimentos industrializados e embutidos são verdadeiros vilões para a cútis de qualquer pessoa. “Esses produtos são ricos em conservantes, corantes, aromatizantes e outras substâncias químicas que danificam as células do organismo”.
A recomendação da nutricionista é investir nas frutas cítricas que são ricas em vitamina C e ajudam a combater os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo. “Inclua também as frutas vermelhas, pois são antioxidantes e ajudam a proteger a pele dos efeitos do tempo. Os vegetais de folhas escuras também é uma boa opção, já que são ricos em vitaminas do complexo B, o que ajuda a controlar a oleosidade da pele e o aparecimento de acne”, indica a nutricionista.
Um item indispensável também é a ingestão de bastante água no decorrer do dia. “Ela é responsável pela distribuição de nutrientes pelos órgãos do corpo, o que ajuda regular a temperatura, mantém as células hidratadas e ainda ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração, ajudando a pele a ficar mais rejuvenescida”, aponta a Dra. Huggler.