Musculação pode provocar varizes

content image

Não abusar dos exercícios e dar preferência para exercícios sentados, são recomendações importantes para evitar as varizes

Atividades físicas são sempre indicadas para manter uma vida saudável, com isso, academias, parques e praias ficam lotados de pessoas que querem aproveitar a estação mais quente do para se exercitar. 
A musculação é uma atividade cada vez mais praticada e seus resultados positivos são inúmeros. No entanto, pessoas que possuem histórico familiar de doenças vasculares e desejam fazer musculação devem tomar um cuidado redobrado, pois esta prática pode provocar o surgimento ou o agravamento de varizes.
“Problemas circulatórios como varizes acontecem principalmente nas pernas e nos pés. Devido à gravidade, os membros inferiores têm maior dificuldade de bombear o sangue de volta para o coração. O surgimento das varizes acontece quando as válvulas que funcionam como travas, impedindo que o sangue retorne, falham e acumulam sangue, deformando as veias” explica o cirurgião vascular, Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista. Segundo o doutor, uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios físicos ajudam a prevenir o surgimento das indesejáveis. Quando o indivíduo já sente os sintomas de varizes, é fundamental buscar a avaliação de um cirurgião vascular capacitado a indicar as melhores práticas físicas de acordo com as reais condições de saúde vascular da pessoa. 

Dicas contra as varizes:
• Utilize menos carga de exercícios e execute um número maior de repetições;
• Adapte exercícios que são feitos em pé para serem feitos sentados ou deitados, para evitar a sobrecarga nas pernas;
• Não segure a respiração durante os exercícios;
• Faça exercícios que fortaleçam a musculatura dos membros inferiores;
• Tenha o acompanhamento permanente de professores durante o treinamento.