Chocolate é um aliado para quem tem ansiedade

content image

Ao mesmo tempo em que o chocolate é visto como um inimigo por quem está de dieta, ele pode ser benéfico à saúde. Pesquisas recentes analisaram o poder do chocolate para controlar o estresse e a ansiedade.
Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé mostrou que o consumo diário de chocolate amargo ajuda a reduzir o stress. A pesquisa analisou o nível de stress das pessoas que apresentou menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas.
 “O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar”, afirma o neurologista Leandro Teles, membro da Associação Brasileira de Neurologia (ABN). Segundo o especialista, o corpo necessita dos aminoácidos que ocorra a ação dos neurotransmissores (responsáveis pela comunicação entre as células nervosas). O triptofano, por exemplo, é um dos componentes que atuam na ativação da serotonina - molécula envolvida na regulação do humor. Quando o cérebro apresenta níveis baixos da substância, as chances de ocorrer um distúrbio como depressão ou ansiedade aumentam.
O chocolate mais indicado ainda é o chocolate amargo, 70% de cacau, sendo o mais saudável. A boa notícia é que o chocolate pode ser consumido diariamente, um pedaço pequeno por dia já é benéfico à saúde. Em excesso, o chocolate pode fazer mal a saúde e ainda aumentar o peso. A recomendação é de 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.