Centro Integrado da Copa monitora a cidade 24h por dia

content image

Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil, SPCopa, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) integram equipe que vai monitorar a cidade durante o mundial

Para garantir o deslocamento das 15 delegações de seleções que estão hospedadas no estado e dar segurança para cerca de 300 mil turistas que passarão por São Paulo na Copa do Mundo, entrou em operação o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Inaugurado no fim de maio, o espaço reúne mais de 60 órgãos que tem à disposição as imagens de cerca de 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, além de outros 30 equipamentos localizados no entorno do Itaquerão. O controle é feito 24 horas por dia, e é interligado com outras centrais semelhantes, instaladas nas 12 cidades sedes do mundial.
Após a Copa do Mundo, o centro ficará como legado para o estado, que terá sua administração compartilhada entre as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Com investimentos de R$ 66 milhões do governo federal e R$ 2,5 milhões pelo estado, O CICCR conta com sala de operações (NOC - Network Operations Center), de atendimento, de armazenamento de dados (Datacenter), de crise, planejamento, escolta e administração. O centro está instalado em um imóvel da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, localizado na região central da cidade.