Exercícios físicos podem rejuvenescer praticantes

content image

De acordo com uma nova revisão de pesquisas sobre exercícios aeróbicos e dependência em idade avançada nos manter a forma com exercícios aeróbicos a partir da meia idade, pode atrasar o processo do envelhecimento em mais de uma década e prolongar a vida independente.
Foi comprovado que exercícios aeróbicos, praticados regularmente, aumentam a habilidade do corpo de captar oxigênio e utilizá-lo, mas a capacidade aeróbica máxima de uma pessoa declina com a idade.
Ao todo, sete estudos sobre este tipo de exercício descobriram que a capacidade aeróbica das pessoas aumentou 25%, o equivalente a 12 anos de perda de forma física. Baseado nesta revisão, Roy J. Shephard concluiu que pessoas mais velhas que fazem treinamento aeróbico progressivo podem manter a independência por mais tempo, pelo fato de atrasarem o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com o tempo.
Roy J. Shepard é pioneiro em utilização da atividade física como medicina preventiva e é autor do livro “Envelhecimento, atividade física e saúde (Phorte Editora).