Corredor extra promete resolver Trânsito

content image

A principal ligação entre a zona leste e o centro da cidade, a Radial Leste, terá um corredor de ônibus chamado tipo BRT (Bus Rapid Transit - que significa “via rápida para ônibus”). O paulistano terá a disposição uma linha de ônibus às margens da linha de metrô, para que todos sejam atendidos como preferirem. Também será construído, ao mesmo tempo, o corredor da Avenida Aricanduva, que colocará um fim no congestionamento entre a avenida em questão e a Avenida Itaquera. As obras  devem começar em menos de 30 dias. A previsão de conclusão é para 2016. 

A estrutura poderá funcionar cooperando com a superlotação do metrô, atraindo passageiros da Linha 3-Vermelha. Na prática, a linha de ônibus 4310/10 (Itaquera/Terminal Parque Dom Pedro II) demora apenas 15 minutos a mais que o metrô para fazer a ligação e já atraiu 10% dos passageiros do ramal metroviário, este que transporta 1,5 milhão de passageiros por dia, segundo a prefeitura e o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
A novidade é que o novo corredor terá estações que vão permitir o pagamento da tarifa fora do veículo, dando agilidade na circulação. As estruturas terão placas e painéis com informações sobre as linhas e previsão de chegada dos ônibus.
O BRT terá 17 Km de extensão e vai ligar a Estação Artur Alvim do Metrô ao Terminal Parque Dom Pedro II, no centro. Estão previstos 300 mil passageiros por dia.
Também será construído, ao mesmo tempo, o corredor da Avenida Aricanduva. Serão mais 14 quilômetros de extensão entre a Radial Leste e o Terminal São Mateus. Porém, neste trecho a estrutura deverá ser com os moldes dos corredores já existentes, a exemplo da Avenida 9 de Julho e Ibirapuera. No Aricanduva deverão circular 250 mil passageiros todos os dias.
Existem outros projetos de BRT como nas Avenidas dos Bandeirantes e 23 de maio. O próximo passo é garantir as licenças ambientais necessárias, além de justificativa de verbas para o TCM - Tribunal de Constas do Município. As obras iniciais estão programadas para daqui a 30 dias.