Por que os cabelos ficam grisalhos?

content image
Estudos mostram: depois dos 30 anos os cabelos brancos aumentam 20% a cada década

A melanina, um tipo de hormônio produzido pela pele é que determina a intensidade da cor do cabelo. A capacidade é determinada geneticamente, o que explica o fato de algumas pessoas ficarem com os cabelos brancos antes das outras. Além disso, alterações como estresse ou medo, podem acelerar o processo. Mas a idade (envelhecimento) é a principal causa da descoloração do cabelo. Ou seja, em algum momento da nossa vida, a produção de melanina vai diminuindo.
Cientistas afirmam que o acúmulo de peróxido de hidrogênio (o mesmo da “água oxigenada” que também é produzido pelo nosso organismo) acaba impedindo a produção de melanina com o passar dos anos.
Agora o momento exato em que ficaremos grisalhos, não tem como saber. Depende, em parte, da genética de cada um de nós ou de outras condições, inerentes a nossa vontade, como o estresse, traumas ou doenças, que, inevitavelmente, vão acelerar o embranquecimento do cabelo.
Estudos mostram: depois dos 30 anos as nossas chances de ficarmos com o cabelo branco aumentam de 10% a 20% a cada década. Assim, o veredicto é certo: ninguém escapa. E a pergunta permanece: pintar ou não pintar os cabelos? Eis a questão.