Trilhas sonoras do universo mágico das telenovelas

content image

O Brasil conheceu a televisão na década de 50 com a criação da TV Tupi-Difusora, empresa integrante dos Diários Associados do empresário Assis Chateubriand. Hoje, com mais de 60 anos apresenta um enorme desenvolvimento tanto nas tecnologias de transmissão quanto nas produções que são oferecidas nos lares de todo território nacional.
Dos produtos televisivos, o gênero telenovela é na atualidade, o mais apreciado pelo público e, indiscutivelmente faz parte da nossa cultura, sendo inclusive exportado e bem-conceituado nos países em que é exibido. A telenovela é uma das mais importantes produções audiovisuais do nosso país, seja pela capacidade de abordar questões sociais, de gerar reflexões na sociedade, de mobilizar as pessoas e/ou por suscitar lucros as empresas. 
De acordo com o artigo de Feitosa e Eufrasino (2013) este produto midiático “teve sua origem no Brasil em 1951, (...) com a telenovela, “Sua Vida Me Pertence”, inspirada nas rádio novelas”. Naquela época, cada capítulo durava em média 15 minutos e se estendia por três meses.
A telenovela é uma produção que teve origem nos folhetins e rádio novelas. Seja uma adaptação de um livro, seja uma obra aberta escrita a várias mãos, a telenovela ou simplesmente novela, como os brasileiros se acostumaram a chamar, tem o poder de entreter e emocionar os telespectadores.
Quem não se lembra de pelo menos um personagem presente em uma trama da novela das 21h? Quem nunca se emocionou com uma história de amor apresentada às 18h na “janela mágica” presente na sala de milhões de brasileiros? 
A novela tem o poder de criar bordões que são facilmente inseridos nas conversas populares. Também cria questionamentos sobre política, saúde, comportamento... enfim, ela tem o poder de envolver, divertir, informar e influenciar hábitos e costumes.
Dentro desse universo mágico que é a telenovela, encontram-se as trilhas sonoras, que é um dos principais elementos que desperta no telespectador seus inúmeros sentimentos. Logo, a música acaba se tornando identificadora do clima, de determinado personagem e até mesmo da própria novela.
No dia 3 de outubro, o Colégio Escrevivendo realizará o XIX Festival Cultural, das 10 às 15h com o tema “As trilhas sonoras que marcaram as telenovelas” . Compareçam para prestigiar o evento. Será um prazer recebê-los em nossa casa.