1º Ação Integrada entre subprefeituras da Zona Leste limpa córrego Itaquera

content image
O córrego também está localizado na divisa de São Miguel e Itaim Paulista

O córrego Itaquera começou a ser limpo em 19 de outubro em parceria com as subprefeituras de São Miguel, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes e Itaquera

A parceria foi instaurada pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em julho de 2015 pela Portaria Nº 29/SMSP/2015, em que, foi instituído o “Grupo de Gerenciamento Integrado dos Riscos Hidrológicos das Bacias Hidrográficas dos Córrego Itaquera e Jacu”, onde, todas as subprefeituras envolvidas serão responsáveis pela limpeza do córrego Itaquera.
O procedimento feito na região é o desassoreamento mecânico e manual do córrego, e foram envolvidas na operação: 13 caminhões basculantes, retroescavadeira, caminhão hidrojato, pá-carregadeira, escavadeira hidráulica e aproximadamente 200 operários. No início dos trabalhos, representantes das subprefeituras foram até o córrego Itaquera, na altura da avenida Nordestina, para acompanhar a limpeza.  
O córrego nasce em Ferraz de Vasconcelos, atravessa Guaianases, Itaquera e a Cidade Tiradentes e sua passagem por São Miguel ocorre por três bairros: Vila Progresso, Cidade Nova São Miguel, Jardim São Vicente e Vila Nitro Química, e deságua no Rio Tietê.