CEU Parque do Carmo sai do papel

content image

Este novo CEU será o oitavo equipamento entregue na Zona Leste da cidade

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad, acompanhado do ministro da Educação Aloizio Mercadante, veio à Itaquera comunicar a construção do novo Centro Educacional Unificado, pelo programa Território CEU. Este CEU-Centro Educacional Unificado é uma das unidades anunciada pelo secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, no início do mês de dezembro de 2015. 
O espaço de 15.968 m² abrigava o centro esportivo Rumi de Ranieri, pertencente à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, mas depois de uma parceria entre a Prefeitura o responsável pelo espaço, foi firmado um convênio para que houvesse um novo centro que desse conta de outras necessidades dos munícipes em lugar de fácil acesso.
A construção deste espaço para os munícipes era uma das centenas de demandas presentes no Plano de Metas da Prefeitura de SP, a plataforma online que reúne indicadores georreferenciados, capazes de mensurar a qualidade de vida dos paulistanos e as obras em andamento na cidade. Terá uma área construída de aproximadamente 12.500 m²; área de paisagismo de 16.200 m², edificações em 3 pavimentos onde o bloco cultural possuirá um módulo a mais com o aumento do pátio de acesso, foyer teatro, sala extra no terceiro pavimento e um novo lance da escada e o bloco esportivo terá 3 pavimentos.
Depois de passar pelas fases de definição de terreno, projeto básico, garantia da fonte de financiamento, licenciamento, além da licitação, o novo CEU segue para a fase primeira com a construção de todos os equipamentos e contará com um Centro Municipal de Educação Infantil Integrado (CEMEI), para atender mais de 500 alunos de Zero à 6 anos, biblioteca, cine teatro, sala de música, estúdio de gravações e oficina digital. Na área de esportes terá piscina semiolímpica coberta e aquecida, quadra poliesportiva e sala para atividades físicas.
Na ocasião do anúncio, o prefeito ouviu e respondeu outras demandas das pessoas, como melhoria nas UBS, construção de casas e até a construção de novas escolas.
Entre os presentes, estavam os secretários municipais do Esporte, Celso Jatene, de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, da Educação, Gabriel Chalita,  o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deputado Estadual  Zico Prado e o subprefeito de Itaquera Maurício Martins.Também presente e sempre atenta as solicitações dos munícipes, a vereadora Juliana Cardoso.
Outras obras em Itaquera
Na área de Educação a SIURB tem 03 creches em construção (Jacinto Ferreira, Tamoio e Jardel Filho) e 01 EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Jacinto Ferreira. Além do CEU Parque do Carmo também está em construção o CEU José Bonifácio / São Pedro. Foi concluída a CEI Jardim Ipanema (2013) e a EMEI Guaianases no valor de R$ 103,57 milhões.
Na área da Saúde está em andamento à construção da UPA Itaquera, localizada na Rua Luiz Aires com a Rua Miguel Inácio Cury. As obras estão com 35% do total concluídas e a previsão é entregar a nova unidade em agosto deste ano.
De 2013 a 2015 foram realizadas 28 serviços de manutenção em próprios municipais em Itaquera que somam um investimento de R$ 9,150 milhões.
A previsão é de que as obras do CEU Parque do Carmo possam ter fim em meados do mês de dezembro deste ano, de acordo com a data contratual. O mapa com a localização de todos os novos CEUs pode ser consultada pelo site da Gestão Urbana.