Os 27 anos da Loja Luzes do Oriente 357

content image

Dia 1º de abril de 1989 era fundada a Augusta e Respeitável Loja “Luzes do Oriente” 357, no extremo Leste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro de Itaquera. Um grupo de irmãos maçons, tendo a frente o empresário e jornalista José Carlos Gutierrez e o ex-presidente da República Jânio da Silva Quadros, tomaram a iniciativa de fundá-la com o apoio do Grão-Mestre da GLESP- Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Orpheu Paraventi Sobrinho e seu adjunto Salim Zugaib, o que hoje é uma das mais operativas lojas da jurisdição. 
No início de suas atividades, com cerca de 15 irmãos, coordenou os trabalhos da instalação da Campanha SOS Santa Marcelina, que iria encerrar as suas atividades, pois, passava por uma grave crise financeira a ponto de parar até com a sua obra de expansão de uma nova ala hospitalar com cerca de 80 mil m². Com a iniciativa e o desenrolar da campanha pela loja e a comunidade, quatro anos depois era inaugurada a nova ala totalmente equipada e funcionando a pleno vapor, atendendo cerca de cinco mil pacientes por dia e sendo um hospital referência. 
Também teve a Loja Luzes do Oriente a responsabilidade de trazer para o Brasil o cientista Alberto Sabin, em sua última visita ao país antes de sua morte. Muitas outras atividades foram realizadas, sendo que atualmente colabora com a manutenção da APAE do Arujá. Atualmente sob presidência do empresário Luiz Carlos Ribeiro, um dos principais objetivos é a construção de um novo templo, o que para tanto foi adquirido uma área no bairro da Penha.
A comemoração este ano, foi realizada no Sítio Nsa. Sra. das Neves em Atibaia, de propriedade do Venerável Mestre Luiz Carlos Ribeiro, onde cerca de cem pessoas entre irmãos e famílias, amigos e convidados estreitaram os laços fraternais da maçonaria.