Planetário do Parque do Carmo será reaberto

content image

Dia 8 de maio, o Prefeito Fernando Haddad irá reinaugurar o Planetário do Parque do Carmo, localizado em Itaquera

O famoso Planetário do Parque do Carmo foi inaugurado e, depois de meses, apresentou problemas na infraestrutura, seguiu fechado e sem investimentos que viabilizassem a manutenção, caiu quase que em esquecimento que, só não foi maior, devido à sua importância; afinal, é um centro de ricas informações sobre o universo, para que entendamos um pouco mais sobre este infinito em que vivemos. 
Assim como o do Ibirapuera, que estava fechado e foi reformado e já está entregue de volta à população, o Planetário do Parque do Carmo está prestes a receber o querido público. Segundo o subprefeito de Itaquera, Maurício Martins, por meio da Rede Social; “Todo mundo cobra um político que não pare as obras de seus antecessores, o prefeito (Fernando Haddad) resolveu melhorar e fazer funcionar o que os outros não tiveram competência. É só chegar domingo em Itaquera’’  afirma, o otimista Subprefeito. Vale lembrar que o Planetário do Parque do Carmo foi considerado o mais moderno da América Latina, quando entre os anos de 2005 e 2006, recebeu investimentos com equipamentos de tecnologia alemã, fazendo com que fosse até mais moderno que o também famoso Planetário do Ibirapuera reaberto em janeiro último. De lá para cá, sofreu abandono, mas também grande empenho da atual prefeitura na gestão Fernando Haddad (PT), que por diversas vezes, desde março de 2015 vem se empenhando para a reabertura deste importante marco da cidade paulistana, que poderá receber sua visita na Rua John Speers, 137, com estacionamento no local.

Como funciona o Planetário
No seu interior normalmente assiste-se a sessões do planetário, onde se exploram e explicam conceitos da astronomia. Como complemento, muitos planetários têm equipamento audiovisual, como projetores de slides ou sistemas de som, que em muito enriquecem as sessões. Normalmente, um Planetário como o do Parque do Carmo oferece duas modalidades diferentes de sessões, uma voltada a crianças com até 11 anos de idade, em que há mais animação, recomendada para pais que levam seus filhos e uma outra, com linguagem mais adulta e informativa, também recomendada para as escolas que queiram deixar os alunos bem informados sobre os assuntos do universo. Todas as informações sobre como conhecer ou voltar ao Planetário do Carmo e de todos os planetários da cidade estão disponíveis na página da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente na internet em www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios.