Reinaugurado o Planetário do Carmo

content image

Prefeitura reabre Planetário Parque do Carmo. Equipamento, fechado desde 2007 para obras, foi reformado para se transformar em um dos mais modernos espaços dedicados à astronomia no mundo

Domingo (9) a Subprefeitura de Itaquera esteve presente para a reinauguração, o Subprefeito e a Chefe de Gabinete e funcionários acompanharam, junto com o Prefeito de São Paulo, a sua esposa coordenadora da São Paulo Carinhosa e a vice prefeita.
Com uma área de 1.750 metros quadrados, o prédio possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares. As poltronas em posição unidirecional permitem que os usuários visualizem a representação do céu visto da Terra em qualquer época e latitude do nosso planeta. A sessão de inauguração foi especialmente dedicada ao público infantil.
Além do cuidado minucioso com a reforma, o espaço ganhou recursos modernos e equipamentos importados para oferecer aos visitantes projeções que permitam uma visão nítida. As imagens das constelações, dos astros e seus movimentos são projetadas por equipamento de última geração, localizado no centro da sala.
Na cúpula, as estrelas são representadas por meio de 9.000 pontos de fibra ótica. Além disso a precisão de detalhes da projeção é garantida por 109 lentes.
Para auxiliar a população, o planetário conta com uma equipe de profissionais com experiência de trabalho no Planetário do Ibirapuera, reaberto em janeiro deste ano, com novos professores e programadores. Esses técnicos são responsáveis por atividades como cursos, palestras e observações. A programação é gratuita e aberta ao público, principalmente para escolas.
Atendimento ao público
O planetário atenderá o público em geral aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h. As senhas para assistir às sessões serão distribuídas com uma hora de antecedência. A faixa etária para entrada é a partir dos 5 anos de idade.
Atividade gratuita
Faixa etária: a partir dos 5 anos (mediante apresentação de documento de identidade)
Duração de cada sessão: 
30 minutos.
Lotação máxima: 
230 pessoas.
Local com ar condicionado, sem guarda-volumes.
Atendimento preferencial
11 senhas para pessoas com deficiência + 11 para acompanhantes, 4 locais para cadeirantes.
11 senhas para gestantes, obesos e idosos (mediante apresentação de documento de identidade) + 11 para acompanhantes.
Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante. Caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas, as senhas serão distribuídas ao público 5 minutos antes da sessão.
Como chegar:
Quatro linhas de ônibus passam pelo local:
N438-11 Metrô Itaquera – Hospital Sta. Marcelina
3796-10 Gleba do Pêssego – Metro Itaquera
253F-10 Terminal A.E. Carvalho - Terminal São Mateus
4008-10 Jardim Cibele - Terminal Vila Carrão
Planetário do Carmo
Parque do Carmo Olavo Egydio Setúbal - Rua John Speers, nº 137.