Corredor na avenida Líder tem obras concluídas

content image

Trecho com 1,8 quilômetro de extensão dá acesso ao Terminal Itaquera. Percurso integra corredor Leste Itaquera

O corredor de ônibus da avenida Líder, na Zona Leste, está com as obras concluídas. O novo trecho, com 1,8 quilômetro de extensão, dá acesso ao Terminal Itaquera. A intervenção de mobilidade beneficia os mais de 126 mil habitantes do distrito de Cidade Líder. Percurso integra corredor Leste Itaquera, que terá no total 14 quilômetros.
O novo corredor estende-se entre a rua Diogo de Souza e a avenida Itaquera, no sentido centro, e entre a rua Manuel Cardoso e a praça Dr. Francisco Munhoz Filho, no sentido bairro. O trecho conecta-se com o novo corredor da avenida Itaquera no cruzamento da avenida Harry Danhemberg com a rua Itapitanga.
Com a finalização, a circulação de ônibus na faixa à esquerda da avenida Líder já está liberada e não há mais interdições na via. Em todo o trajeto, o corredor possui pavimento rígido e faixas adicionais para ultrapassagem. O piso de concreto é mais adequado aos veículos de transporte coletivo, por ser mais resistente aos impactos da frenagem nas paradas.
Mas, atenção: Três novas paradas de ônibus foram construídas no canteiro central da avenida. Os pontos foram instalados em plataformas com 28 centímetros de altura, tornando o embarque mais confortável e mais seguro em coletivos com piso baixo. Todo o trecho tem acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os abrigos possuem cobertura, banco, espaço reservado para cadeirantes, adesivos indicativos com as linhas e iluminação.
As obras na região agora estão concentradas em ruas do centro de Itaquera. Já estão em andamento a requalificação das ruas Barros Cassal, Inácio Alves de Matos, Heitor, Américo Salvador Novelli e Victorio Santim. Estão em implantação melhorias na microdrenagem, implantação de pavimento rígido para passagem de ônibus, recapeamento e readequação das calçadas. Essas intervenções têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2016. Também serão readequadas as ruas Flores do Piauí e Gregório Ramalho.
Leste Itaquera
O corredor Leste Itaquera possui 14 quilômetros de extensão, interligando o Terminal Carrão, a avenida Dezenove de Janeiro, a avenida Itaquera e a avenida Líder. A obra melhorará o acesso ao Polo Institucional de Itaquera e vai estabelecer a conexão com os terminais Vila Carrão e Itaquera e com a estação Itaquera (linha 3 vermelha do Metrô e linha 11 CPTM). O projeto prevê ainda a implantação de viadutos no cruzamento da avenida Itaquera com avenida Aricanduva, para obter maior fluidez neste trecho.
Apesar da boa notícia, internautas usaram as redes sociais para criticar que o trecho inaugurado tem cerca de 2 km, o que é pouco na opinião de muitos. Tem uma opinião, crítica ou sugestão? Escreva-nos pelo Whatsapp: (11) 97703.0615.