Dicas para ir trabalhar de bike

content image
No grupo Pedala Itaquera, UaU Ciclismo e Bike Naraça existem vários ciclistas que aderiram ir ao trabalho de bike além do lazer, como na foto o pedal foi até o Pico do Jaraguá

No seu ambiente de trabalho, você já observou admirado algum colega que se desloca de bicicleta regularmente? Você já pensou em se deslocar de bicicleta de casa para o trabalho, mas não sabe como começar? A bicicleta ajuda a economizar dinheiro com combustível, condução e, ainda por cima, queima algumas calorias extras.
Então por que não começar a pedalar? Não precisa fazer todo o trajeto de sua casa ao trabalho de uma única vez, assim como não precisa fazer todos os dias. Para ajudar, seguem algumas dicas iniciais e importantes para ir trabalhar de bike!
Comece com uma frequência possível: você planeja ir trabalhar todos os dias de bicicleta, mas esta meta pode ser alcançada imediatamente? Comece indo de uma a três vezes por semana. Alcançando o sucesso, adicione novos dias para se deslocar com a bike.
Use sempre o capacete: no caso de um acidente, você quer proteger sua cabeça e aquelas ideias maravilhosas dentro dela.
Use roupas que podem ser facilmente vistas pelos motoristas:se for pedalar no início da manhã ou no final do dia, use equipamentos reflexivos e coloque luzes piscantes atrás e na frente da bicicleta. Utilize roupas claras e, se possível, reflexivas que facilitam a visão dos motoristas. Levar na  mochila ou bagageiro sua roupa de trabalho, pode ser uma solução simples. Hoje, muitas empresas disponibilizam vestiários para poder tomar banho e se aprontar para o expediente.
Considere shorts de ciclismo: se você fizer um trajeto de 20 a 30 minutos, será mais confortável utilizar um short para ciclismo. Eles são feitos para eliminar as costuras que incomodam. Pressão e fricção podem causar grande desconforto quando pedalamos distâncias mais longas.  Short de ciclismo utilizado sem roupas intimas, aumentam muito o conforto.
Fazer o trajeto no fim de semana: se você tem dúvidas sobre o trajeto e quanto tempo irá gastar, faça um teste no fim de semana. Ande em um ritmo fácil, mas ao mesmo tempo que caiba no horário que irá cumprir na semana. Treine até estar confiante.
Encontre rotas com menos tráfego: você  pode, inicialmente, traçar um roteiro mais longo e, com isso, se acostumar com o trânsito e percurso que terá que enfrentar no dia a dia. Utilizar ciclovias sempre é uma solução confiável e segura.
Saiba como arrumar um pneu: se você ainda não sabe como fazê-lo, pesquise vídeos na internet e veja como é simples não ficar na mão.
Sempre à mão: leve um telefone celular para pedir ajuda se você tiver problemas mecânicos significativos.
Leve suas roupas para o trabalho no dia anterior ao de iniciar a pedalar: se vai trocar de roupas ao chegar no trabalho, leve no dia anterior para facilitar a transição. Com o tempo, descobrirá outras formas melhores para se adaptar.
Esteja alerta para os carros estacionados: Observe se há pessoas no carro que podem estar se preparando para abrir a porta sem olhar.
Se a decisão for por pedalar, você vai se deparar querendo mais. Muitos ciclistas que se deslocam para o trabalho regularmente, o fazem com orgulho e grande satisfação pessoal, obtendo ganhos maiores que os financeiros.