Liga Leste de Taekwondo realiza graduação do mestre Vagner Venet

content image

No dia 12 de novembro foi realizado  em sua sede a graduação do mestre Vagner Venet para 7ºdan que significa no Taekwondo o grau de Grão Mestre, e a graduação do Kaique Venet para faixa preta 1ºdan, a graduação contou com a presença de diversos mestres, faixas pretas, parentes, amigos e com a ilustre presença do Grão Mestre Fernando Cavalcante. 
O mestre Vagner Venet treina há mais de 30 anos com o Grão Mestre Fernando Cavalcante e foi uma grande honra ver seu aluno que começou garoto no Taekwondo sendo graduado Grão Mestre e muito respeitado e admirado pelos seus alunos.
Entenda como funciona a graduação do Taekwondo
Ordem e Significado das Faixas do Taekwondo
O sistema de graduação do Taekwondo é feita, como na maioria das artes marcias, através do sistema de faixas, e cada faixa tem seu significado e ordem indo dos GUBs (abaixo da faixa preta), contados do 10º ao 1º e DANs (após a faixa preta), contado do 1º até o 10º. Vamos comentar um pouco sobre a ordem e significado de cada faixa:
10º Gub: Faixa Branca - A semente - Pureza e a inocência
Representa-se a faixa branca com a semente pois é seu início no Taekwondo, onde o conhecimento começa a ser adquirido os primeiros conhecimentos e os primeiros princípios (o espírito do Taekwondo nesse caso).
9º e 8º Gub: Faixa Ponta Amarela e Amarela - A Terra, O Ouro - Riqueza
É representado pela terra pois é onde a planta finca suas raízes, assim como o taekwondista começa a se fixar na arte marcial, e o ouro que indica que o individuo tem que ser verdadeiro consigo mesmo e eliminar o egoísmo, e é onde ele começa seu desenvolvimento técnico e tático, e se aprofunda um pouco mais nos princípios, adquirido e conhecendo novos.
7º e 6º Gub: Faixa Ponta Verde e Verde - A Planta - Crescimento
Aqui a destreza do taekwondista começa a aparecer, ele se desenvolve fisicamente, mentalmente e espiritualmente, junto com o aprimoramento dos princípios aprendido. É a fase em quem o taekwondista expande seus conhecimentos, ele deve estar ciente sobre os Espíritos do Taekwondo.
5º e 4º Gub: Faixa Ponta Azul e Azul - O céu - Liberdade
É onde o taekwondista começa a amadurecer e se sente livre para utilizar seus conhecimentos raciocínio, criatividade e responsabilidade. É representado pelo céu pois é para onde a planta se dirige (crescimento, desenvolvimento).
3º e 2º Gub: Faixa Ponta Vermelha e Vermelha - O sol - Alerta
Nesta faixa o aluno e sua academia se tornam um, ou seja, o taekwondista acaba tomando mais responsabilidade lá dentro, assim como o sol é responsável pela luz e vida no universo, sues conhecimentos e habilidades devem ser utilizados com consciência, ele deve ter a noção de como, quando, onde e as condições para utiliza-las, já que ele se torna uma parte da academia.
1º Gub e do 1º até o 10º Dan: Faixa Ponta preta (candidato) e Faixas Pretas O Universo – Sabedoria e conhecimento
Ao chegar até aqui, o taekwondista tem sua maturidade reconhecida através do seu crescimento desde a faixa branca (intelecto e espírito). Neste estagio o taekwondista já adotou o Taekwondo como um estilo de vida com suas ações, conhecimentos e princípios, se entende que o Taekwondo não é apenas uma luta.
No Brasil a partir do 4° DAN chamamos de Mestre ( em alguns estados Mestre é aquele que tem a graduação superior a 5° DAN ) e a partir do 6° DAN chamamos de Grão Mestre em TAEKWONDO e aquele que além de possuir graduação superior ao 4° DAN fazer o curso de Instrutor no KUKKIWON, é chamado de INTERNATIONAL INSTRUCTOR. Existem academias, clubes e associações que adotam outra seqüência de faixa, geralmente substituem as faixas chamadas “com ponta” ou “pastel” por outras cores, marrom, laranja, cinza, roxa, etc. Porém a ordem dos Geups não mudam.   A seqüência de cores aqui apresentada é a seqüência mais usada no Brasil.
Venham fazer parte da Liga Leste de Taekwondo, com o apoio da Supervisão de Esportes de Itaquera e Jornal Itaquera em Notícias, aulas para Terceira Idade de terças e quintas das 7 às 9h e aulas para todas as idades de terças e quintas das 9 às 10h e das 14 às 15h na C.E.E. José Bonifácio (José Bonifácio) situada na Rua Ana Perena, 110 – Cohab II. E aos sábados das 10 às 12h na rua Prof. Osvaldo de Oliveira, 474, Guaianases. Contatos: 94730-8326 (GMs Vagner) e 95778-0483 (Ms Jefferson).